Escolha uma Página

Certa vez um empresário agendou uma reunião comigo para falar do seu negócio, em meios à muitas queixas que não conseguia avançar e ou ter resultados satisfatórios, perguntei-lhe: “*Pode me dizer quais são seus 3 principais objetivos?”*. Ele gaguejou por alguns segundos e respondeu: “*Ue, não quero nada de outro mundo, nada grandioso, quero ganhar dinheiro para sustentar minha família. Gerar emprego e ser feliz fazendo o que gosto”*. Tentei ser mais específico e lhe indaguei: “*Para quando gostaria de ter isso?”*, o empresário respondeu sorrindo: “tenho até o final da minha vida para conseguir isso!”.

 

Muitos de vocês que lêem este texto se identificam com as respostas do empresário acima. Na real mesmo muitos nem sabem bem o que querem. O fato é que os objetivos definidos acima possuem erros na sua construção e provavelmente não serão alcançados, a não ser que ele tenha sorte, jogue na euro milhão e ganhe muito dinheiro (obviamente essa é uma opção muito remota).

 

[Vídeo: 3 Maneiras para Atrair Sorte]

 

Como eu não jogo na euro milhão (nem na Mega Sena, no Brasil) e sugiro que você também não gaste dinheiro com isso, vou lhe apresentar a maneira que eu desenvolvo meus objetivos de modo que me dê condições de alcança-los. Vamos lá!

 

1. Escreva Seu Objetivo

A primeira ação a ser feita é escrever seu objetivo com riqueza de detalhes.
Ex.: Perder 10 kg e chapar minha barriga em 3 meses.

É importante que ao escrever seu objetivo ele contenha uma data limite para alcança-lo. Pois sem um prazo você terá dificuldades de planejar ações eficientes.

 

2. Desmembre seu Objetivo em Pequenas Metas

Agora é importante que você crie ações/metas menores visando o Objetivo Principal.
Ex.: 
a) Meta 1 – Perder 5 kg nos próximos 30 dias // ou seja 1,25 kg por semana, 0,178 kg por dia.
– Ação 1 – 30 minutos de caminhada todos os dias as 7h da manhã;
– Ação 2 – Uma hora de treino de boxe 3x por semana as 19h;
– Ação 3 – Ação 4 e etc.

O fundamental é que você construa um planejamento de ações claras focadas no resultado que quer atingir.

 

3. Revise Periodicamente Suas Metas

Esse é um passo fundamental que muitos ignoram. As metas uma vez definidas precisam ser monitoradas e revistas periodicamente.

Minha sugestão é que você deve revisar em dois momentos: semanal e mensal. Ou seja ao final de cada semana você precisa revisar se as ações estão sendo eficiente, pois caso o resultado não seja o esperado você deve reajustar as ações para a próxima semana. Da mesma maneira ao final de todo mês!

 

Agora iremos colocar a cereja no bolo, vou apresentar as sacadas valiosas que realmente farão a diferença nos seus objetivos.

 

Sacada 1 –> Específico
Seus objetivos/metas devem ser específicos com riqueza de detalhes. Lembra da história do empresário que lhe contei acima? Pois é, a falta de especificidade era um dos principais problemas. “Ganhar dinheiro” não é específico, pois caso eu lhe dê 10€ você terá ganhado dinheiro e obviamente você não alcançou seu meta. “Faturar 5 mil euros pode mês com vendas” é um objetivo específico, pois detalha o seu desejo de ganhar dinheiro. Transforme o seu desejo em um objetivo específico!

 

Sacada 2 –> Mensurável
*Não se gerencia aquilo que não se mede*, frase do escritor americano William Edwards Deming. Como você saberá que está indo na direção certa? Conferindo o mapa, ou seja, conferindo se está se aproximando do objetivo. É por isso que seus objetivos e metas devem ser mensuráveis, capazes de serem medidos. “Ser feliz” é mensurável? Agora, *viajar 3x ao ano com minha esposa e filhos* parece ser né?! Pois você será capaz de medir e saber se está conseguindo este resultado ou não.

 

Sacada 3 –> Realista
Você tem condições de comprar uma Ferrari (1.5 milhões de euros) daqui 1 mês? A maioria provavelmente não teria, pois parece algo não realista. Agora e comprar uma Ferrari daqui 10 anos? Opa agora com o devido planejamento é possível. Seus objetivos e metas devem ser reais e não sonhos utópicos. Jordano mais como vou saber se o que estou querendo é real ou imaginário? Uma maneira é descobrir se alguém já conseguiu.

 

Não estou dizendo que coisas extraordinários não podem acontecer, porém trato meu planejamento sempre de modo ordinário, assim não me frusto esperando o que não está em minha responsabilidade!

 

É evidente que o objetivo desse texto é te ajudar na construção e realização dos seus sonhos. Eu sugiro fortemente que você se aprofunde mais e assim melhore seu planejamento.

 

Espero ter lhe ajudado, caso deseje receber meu conteúdo diário, CLIQUE AQUI para entrar no meu Canal do Telegram!

 

Abraço e Vamos Botar pra F!

Abç,, Márcio Jordano
Me Segue no Instagram para me acompanhar mais próximo! 😃